Pacientes e equipe falam de atendimento do Centro Materno Infantil


Imagem - Usuária e bebê


O Centro de Apoio Materno Infantil, que foi inaugurado no último dia 21 de dezembro e deu início aos atendimentos no dia 26 de dezembro, vem realizando em média o atendimento de 30 gestantes e crianças por dia, sempre com espaços para eventuais emergências, de segunda a sexta das 7h30min às 13h30min, sem fechar ao meio dia.

São atendidas no centro gestantes e crianças de 0 a 4 anos para teste da orelhinha, teste do pezinho, nutricionista, obstetrícia, pediatria, fonoaudiologia e enfermagem, perante apresentação de comprovante de residência que comprove ser da área da Policlínica e cartão SUS. Pessoas de outras regiões da cidade recebem consultas mediante referência do ESF de sua área, solicitando algum tratamento que o posto não ofereça.

Imagem - Colaboradora saúde

Fazem parte do centro a atendente Giovana Oliveira Machado, Obstetras Roque Filipini (atende segundas e terças-feiras) e Denise Chaves (quartas e quintas-feiras), Pediatra Lúcio Dalllapicola, Nutricionista Renate Kretschmer, Fonoaudiólogas Marina Dalmaso e Liara Ragagnin e Enfermeiras Raíra Lopes Amaral e Roberta Rodrigues.

Imagem - Colaborador saúde

Nas sextas-feiras do mês de Janeiro são realizadas as Puérperas pelo Dr. Roque e, nas sextas do mês de Fevereiro, a Dra. Denise ficará responsável e, assim, sucessivamente alternando os meses com o acompanhamento da mãe e bebê no pós parto.

As consultas são marcadas somente presencialmente, pois necessita apresentação de documentos. No local também é feito o Cartão SUS, focado na área de gestantes e bebês. A Dra. Renata realiza grupos de prevenção com as gestantes alertando sobre alimentação e riscos na gravidez , “tentando unificar o máximo possível para que a paciente saia com o a sua situação resolvida, pois uma criança saudável será um adulto saudável no futuro”, disse uma das atendentes.

“Foi o primeiro atendimento pediátrico do meu filho no Centro Materno e achei maravilhoso. Pretendo trazer meu filho sempre aqui para consultar”, disse a paciente Kellen da Rosa Dias, mãe de Alexandre Rosa.

O Pediatra, Dr. Lúcio, disse que “o Centro trabalha com a prevenção, onde são realizadas consultas mensais com crianças de até um ano e de um ano em diante a cada três meses. As mães são orientadas sobre alimentação, reposição de vitaminas, controle de leite materno, vacinação, pesagem e perímetro encefálico do bebê”. São realizados os exames necessários e o doutor atende em média 12 crianças por manhã nas segundas, quartas e quintas-feiras.

Mais informações no Centro Materno Infantil, Rua General Osório, 842 (ao lado do Colégio Coeducar), ou pelo telefone 3281-1704.

Publicado em 15/01/2018 - 21h50